segunda-feira, 19 de agosto de 2013

PROGRAMAÇÃO - FETAC em Cena 2013

Estes são os Espetáculos do FETAC em Cena de 24 a 30 de Agosto

A Coroa do Rei Leão 
Cine Teatro Recreio -24/08- 17h
 Cia Camalearte - AC

Este espetáculo fala da realidade de vida dos animais que vivem no seio da floresta amazônica, dependendo da sobrevivência. Lutam ordenadamente contra o poder e autoritarismo de um rei que na sua concepção pode tudo contra a vida e destruição da natureza. Mais a união e esperteza de um grupo de animais garantam a defesa da floresta.
O rei representa o próprio homem que com sua ganância e ambição destrói a natureza, da qual  ele depende para sua sobrevivência, destruindo-à sem clemência, causando uma desordem total com as derrubadas e queimadas transformando-a em um deserto total.
Com isso os seringueiros e colonos se evadiram para  a cidade onde pensavam que iriam ter paz e harmonia com seus familiares, mais no entanto a vida torna-se um causo e desordem total,onde muitos se entregaram ao desespero total não tendo como sustentar sua família, muito menos a ordem familiar com os filhos e entregando-se ao consumo da bebida, entorpecentes e a prostituição, muitos perderam suas vidas e através da violência hurbana. Aqueles que lutaram pela defesa da Amazônia, dando a  própria vida aos grandes latifundiários. A exemplo de Chico Mendes, Wilson Pinheiro e outros.

FICHA  TÉCNICA
TEXTO: Carlos Alberto alves de Souza
DIREÇÃO: Paulo Nascimento
SONOPLASTIA:  Ricardo e Etervaldo
ILUMINAÇÃO: Tigrão e Luiz Rabicó
PRODUÇÃO: Paulo Nascimento
CENÁRIO: Paulo Nascimento- Artes de Darci Seles
FIGURINO: Paulo Nascimento- Confecção: Norma Suely
ARTE: Danto  

 Contos de Contos 
Teatro de Arena do SESC - 24/08-18:30
 Grupo AE - AC

A peça é um misturão dos contos. Dois narradores se divertem contando a história enlouquecendo os personagens. Chapeuzinho Vermelho com seu jeito animado e responsável, João e Maria: João como sempre muito bravo e cheio de coragem, Maria, chorona e preocupada sempre com medo de tudo.

FICHA  TÉCNICA
Texto: Hebinho Cavalcanti
Direção: Richardson Freitas
Elenco: Richardson Freitas, Nathan Andrade, Arilson Chaves, Débora Thailiny, Wesley Oliveira, Arthur Rosas, Carolaine da Silva, Kariane Silva, Madson da Costa e Weslwy Vieira.
Cenário: O Grupo.
Figurino: O Grupo



Ritmos de Inquieta Alegria 
Teatro Plácido de Castro -24/08- 21h
Cia Arte e Cultura Samaúma - AM
A escrita de Violeta floresce como uma vitória-régia. Enamorada de Tupã o Deus lhe concede a glória suprema de ser Iara. Entre o amor deificado e sua paixão humana, enamora-se por um marujo incauto, perdendo assim os favores do Deus lendário da Amazônia que retira-lhe a glória suprema e a castiga transformando-a em mulher-fêmea.

FICHA  TÉCNICA
Texto:Cleinaldo Marinho  (Poesias de Violeta Branca)
Direção: Cleinaldo Marinho
Elenco:Amanda Paiva e Beth Ghimel



Chapeuzinho Vermelho 
Teatro de Arena do SESC -25/08- 17h
 Grupo Ciranda de Leitura - AC

Espetáculo que resgata a riqueza dos contos infantis, aliada a musicalidade do cordel e ao teatro que tem o poder de sensibilizar os mais diferentes públicos e idades.

FICHA  TÉCNICA
Texto: Livre  Adaptação do texto de Braguinha
Direção: Marília Bomfim
Elenco: Adigleine Filgueira, Alexandre Anselmo, Elane Soares, Francisco Oliveira (Tanaka), Lázara dos Santos, Ione Soares.
Cenário: Alexandre Anselmo
Figurino: Gorete Areal
Iluminação: Luís Rabicó


Caminho das Revoluções 
Calçadão do Novo Mercado Velho - 25/08-18:30
 Cia de Teatro Trincheira - AC
As Revoluções é um espetáculo de Rua que aborda de forma cômica  o contexto histórico da cidade de Porto Acre, desde a fundação até o termino da  revolução Acreana, conflitos e atos diplomáticos.
Traz a publico as diversas tentativas da Bolívia em exploração  e ocupação do território do Acre (Porto Acre); O descontentamento do povo Brasileiro em obedecer as leis de outro país; a diplomacia de José de Carvalho; a ousadia de Galvéz em transformar o território do Acre em Estado Independente;  o drama vivido pelo seringueiro; a participação da mulher na historia do Acre( Angelina); e finaliza com o conflito armando e vitória do povo Brasileiro, aclamada por Plácido de Castro em Estado Independente do Acre. O texto e montagem é resultado de um processo de conclusão de graduação em Artes Cênicas Teatro (UNB) de Andreia Coelho. Embora, tenha mudado alguns aspectos da proposta Cênica, estando ainda em fase de experimentações, resgatando alguns fragmentos de espetáculos montado e escrito anteriormente, uma mistura entre realidade e ficção, com objetivo de manter a identidade Histórica da Cia.

FICHA TÉCNICA:
Texto e Direção  Cênica: Andreia Coelho
Produção: Anelise e Pedro Chandllis
Sonoplastia: Andreia Coelho
Apoio Técnico: Leonardo Alencar
Atores: Ana Paula Gadelha, Danielly Ryus, João Paulo Queiroz, Josy Orakis, Leandro Bezerra, Natan Coelho, Thayná Feitosa, Paulo Nascimento, Pedro Chandllis
Maquiagem:Cia de Teatro trincheira 
Figurino: cedido pela Secretaria de Turismo( SETUR), da minissérie Amazônia de Galvés a Chico Mendes.


 Bundaflorbundamor
Usina de Arte João Donato -25/08 21h
       Teatro de Arena do SESC-27/08 21h   
 Eduardo Severino Cia de Dança - RS

Espetáculo que embaralha as expectativas sobre a exposição da bunda nas sociedades contemporâneas, seja por privilegiar a ostentação da bunda masculina em detrimento da bunda feminina, seja por exibir de modo, semelhante bundas masculinas e femininas: a bunda em Bundaflor, bundamor, seja ela masculina ou feminina, é volume e moldura, dobra a reentrância, é carne ambígua.
                      
                          TempostepegoQueDelícia 
Usina de Arte João Donato -25/08 21h
Teatro de Arena do SESC-27/08 21h
 Eduardo Severino Cia de Dança - RS
 
O espetáculo propõe a desbotar as encarnações do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena sexualidades provisórias oferecendo ao espectador a oportunidade de desfrutar da ambiguidade da carne, sem receio de ser pego em flagrante delito de voyeurismo.


FICHA  TÉCNICA
Direção:Eduardo Severino/ Bia Diamante
Elenco:Mônica Dantas, Luciano Tavares, Dani Boff,Luciano Hoppe Eduardo Severino
Figurino: Eduardo Severino cia. de Dança e elenco
Iluminação:Fabrício Simões/ Viviane Lencina




A Trama o Sonho Continua
Cine Teatro Recreio -26/08- 18h
 Grupo Trama - AC


Comédia composta por Cenas do dia-a-dia do povo Brasileiro. Personagens como Jabiraca, um divertido rapaz a procura de uma namorada; Carlos, dona da Birosca Bar onde irá acontecer muitas situações engraçadas e atrapalhadas durante todo o desenrolar da história

FICHA  TÉCNICA
Texto: Francisco Rodrigues e Marcos Gomes.
Direção: Francisco Rodrigues.
Elenco: Maria Célia, Maria Rosângela, Manoel Rodrigues, Thaís Oliveira, steyce Feitosa, Emilly Cacau, Francisco das Chagas, Karolayne Alves, Eline Ramos.
Cenário: Francisco Rodrigues.
Figurino: Célia da Silva.
Iluminação: Manoel Rodrigues.
Sonoplastia: Francisco Rodrigues.

 O Filho Eterno
Teatro Plácido de Castro (Teatrão) -26/08-21h
 Cia Atores de Laura - RJ
O Espetáculo adaptado do livro homônimo de Cristovão Tezza narra a história de um jovem pai, escritor, sustentado financeiramente pela mulher e que se vê prestes a ser pai pela primeira vez. Sua ansiedade e a expectativa com o nascimento do primeiro filho cedem o lugar à decepção inicial por ele nascer Down (Síndrome de Down). 

FICHA  TÉCNICA
Do romance de: Cristovão Tezza
Adaptação: Bruno Lara Resende
Direção: Daniel Herz


Memórias de Emília 
Cine Teatro Recreio -27/08- 17h 
 Cia Trupe do Banzeiro - AC

Emília decide contar todas as suas memórias e todas as aventuras que passou durante a sua existência tendo como  seu fiel ajudante o Visconde de Sabugosa que é quem toma nota de tudo o que a boneca diz.
No decorrer do espetáculo teatral “Memórias de Emília” as histórias que a boneca de pano conta vão ganhando vida no palco e transportando o público para o universo de magia e fantasia que só Monteiro Lobato e suas obras do “Sítio do Pica Pau Amarelo” são capazes de despertar.
O texto foi uma junção de histórias vividas pela personagem Emília nos vários livros escritos de Monteiro Lobato, entre eles: Memórias de Emília, Reinações de Narizinho, Sítio do Pica Pau Amarelo, entre outras. O espetáculo foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo a Cultura da Fundação Garibaldi Brasil de Rio Branco. 
FICHA  TÉCNICA
Texto: Adaptação de Marcos Areal (inspirado nas obras de Monteiro Lobato)
Direção: Marcos Areal
Elenco: Suellem Medeiros,  Pádua Custódio, Mauricélio Melo, Bruna Félix, Daniel Scarello, Alessandra Alves, Luciana Abdala, Alice Afonso, Kaik José, Artur Soares, Wellington Souza, Graziela Cavalcante, Nathalia Bernardino, Júlia Vitória, Luana Vasconcelos, Jhony Wildson, Letícia.
Cenário: Ulisses Sanches e Marcos Areal.
Figurino: Gorete Areal
Iluminação: Luis Rabicó
Sonoplastia: Elton Castro



A Paixão e a Sina de Mateus e Catirina
Calçadão do Novo Mercado Velho -27/08- 18:30
 Cia Camalearte - AC
O espetáculo narra o desejo de Catirina Grávida há mais de doze meses de saborear língua de boi. Para cumprir sua vontade ela tenta convencer o apaixonado Mateus a trazer-lhe a iguaria.

FICHA TÉCNICA:
Texto: Romualdo Freitas
Direção: Paulo Nascimento
Elenco: Luiz Etefânio, Josiele Nascimento, Washtênio da Silva, Paulo Nascimento, Pedro Chandllis, Ana Gabriela, Eliandra Lima e Lacerda.
Cenário: Paulo Nascimento
Figurino: Paulo Nascimento e Andreia Coelho

A Saga de Yobá 
Usina de Arte João Donato -27/08- 21h 
 Cia Garatuja de Teatro - AC
Yo Bá Nawa Tarani, brinca a beira do lago, sobe no jenipapeiro eis que ver uma cena extraordinária, seus desejos mais obscuros e carnais afloram e é encantado. Nesse novo mundo Yo bá passa a conviver com as cobras gigantes lá ele aprende a bebe cipó, mas Yo bá sente falta de sua família e quer voltar a sua aldeia.
Baseado na mitologia dos índios Hunikuins do rio Jordão a Cia. Garatuja em seis anos de pesquisa construiu uma dramaturgia da dança teatro para esse espetáculo com propostas contemporânea no método Labam. Os corpos que falam através de movimentos criados e improvisados dentro do laboratório de dança, nesse trabalho os atores bailarinos tiveram a chance de criar e experimentar ações físicas e ao mesmo tempo a voz. A partir dessa consciência, o executor inicia o processo de criação da dança, momento de subjetividade e de interpretação individualizada e ao mesmo tempo coletiva, baseada em direcionamentos precisos. Essa consciência oferece maior liberdade ao criador e a direção torna-se mero facilitador do movimento, ao invés de dar as regras do jogo.
Esse espetáculo ganhou 2 prêmios Funarte Klauss Vianna de Dança 2009 montagem e 2010 circulação.
FICHA TÉCNICA:
Pesquisa, dramaturgia e direção artística: Regina Maciel
Co-diretor:Cleber Barros
Iluminação:Edevaldo Santos
Sonoplastia:Núbia Alves
Musicas:Narciso Augusto,Graça Gomes, Andre Dantas, Hunikuins e Shanahur.
Elenco:
Yo Bá: Derval Santos
Mulher Jiboia:Regina Maciel
Esposa de Yo BA:Mel Dantas
Iskim e Paje:Vitor Onofre
Anta:Danilo Guimarães
Povo Hunikuins:Nieda Hunikuin, Jonas Hunikuin e Joel Hu


Jabutí Bumbá – A História de Carumbé 
Calçadão do Novo Mercado Velho - 28/08 - 17h 
 Gupo Saci Marupiára - AC
O Jabuti Bumbá é uma iniciativa inovadora de natureza folclórica que conta as histórias e lendas do povo Acreano. Se apresenta como crítica e devastação da floresta, e como apanhado das manifestações culturais brasileiras e amazônicas, como a cultura tradicional da Ayahuasca.

FICHA  TÉCNICA
Texto: O Grupo
Direção: Cícero de Farias Franca
Elenco: Cícero Franca, Amon Franca, Rosa Nascimento, Maria Clarisse, Glória Cecília, Deusa Maria, Valeska, Vitória, Vivian, Alzenilton, Amanda, Davi, Adegilson, Nícolas, Kauã, Dora Capper, Charles, Maria Estrela, Gabi, Evânia Ferraz, Mariana Farias, Angêla Naira e Gabriel franca.
Cenário: O Grupo
Figurino: Bianca, Andreia e Cícero Franca
Sonoplastia: Cícero, Amon, Byanca e Charles.


 


As Mulheres de Molière
Calçadão do Novo Mercado Velho - 28/09 - 18:30 
 Cia Visse e Versa - AC

Dirigido por Lenine Alencar e com roteiros de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla o espetáculo é baseado em três das principais obras do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, o Molière. Estão presentes na adaptação textos como As Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres.
Apesar de o espetáculo ser baseado em textos escritos no século XVII Alencar garante que os temas apresentados permanecem atuais e podem ser facilmente identificados pelo público, além disso, o figurino foi inspirado nas obras do artista plástico acreano Danilo deS’acre. “Estamos trazendo uma realidade diferente, mas com elementos que podem ser facilmente identificados no cotidiano de qualquer comunidade atual”.
O espetáculo já vem de uma temporada no interior, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, sendo que os três últimos são municípios onde o acesso só é possível por via fluvial e aérea.  O Projeto foi contemplado pelo Prêmio  de Teatro FUNARTE Myriam Muniz.

FICHA  TÉCNICA
Texto: Jean Baptiste Poquelin – Molière – Adaptação de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla.
Direção: Lenine Alencar
Elenco: Claudia Toledo, Dino Camilo, Geovane Roger, João Paulo, Kilrio Farias, Lorhaynna Lima, Sacha Alencar e Yuri Rosas.
Figurino: Claudia Toledo e Ágatha Lima
Aderecista: O Grupo.
Sonoplastia: O Grupo.




Balanço 
Usina de Arte João Donato - 28/09 - 21h 
 Grupo de teatro - GTI - GO

Balanço nos provoca um representar e refletir em nossa caminhada, frente aos percalços da vida, representado pelo personagem Gentil e sua trajetória de existência.

FICHA  TÉCNICA
Texto: Danilo Alencar
Direção: Edson de Oliveira
Elenco: Bruno Peixoto
Cenário:Paulinho Pessoa
Figurino: MS Júlio Vann
Iluminação: Rodrigo Assis
Sonoplastia:Vitor Pimenta



O Menino que Visitou a Lua 
Teatro de Arena do SESC - 29/08 - 17h 
Orákulos - AC

O espetáculo nos convida de forma simples, delicada, real e imaginária a irmos visitar a lua, satélite natural da terra que desde a antiguidade foi testemunha do nascimento da humanidade, das juras de amor dos enamorados, das despedidas, decepções, enfim, visitar a lua é compreender suas fazes, refletindo através da nossa imaginação o mundo real que vivemos mundo de preconceito, separação, vingança, raiva, desilusão e por fim as despedidas que nem sempre significam o fim, mas sim a esperança de um novo começo, aliás, estamos falando da lua e ela tem fazes, se regenera e nós seres humanos nos regeneramos? Pedro e Maria são personagens que vivem no mundo real. Discutem coisas do dia-a-dia, porém são crianças e crianças sonham, vivem num mundo de fantasias e nós até onde somos capazes de levar nossa imaginação? Para onde queremos olhar? A quem desejamos visitar e conversar? Com quem gostamos de nos distrair fugindo um pouco do real? Quanto tempo, quantas horas, quantos minutos e quantos segundos levamos para nos reconstruir?

FICHA  TÉCNICA
Texto: Tauã Delmiro Barbosa
Direção: Marques Izitio
Elenco: Maria Francisca, Roberta Santos e Saulo Guerra.
Cenário: O Grupo.
Figurino: O Grupo.
Designer de Iluminação: Luís Carlos (Rabicó)
Sonoplastia: Elton Castro


Mateus da Lelé Bicuda
Calçadão do Novo Mercado Velho - 29/08 - 18:30
 Mamulengo Presepada- DF
O Palhaço Mateus da Lelé Bicuda é camelô, brincante de reisado, bumba-meu-boi, guerreiro de folias, mágico e ventríloquo, formado nas feiras, festas e festivais pelo mundo, contador de histórias e causos. 



             O Romance do Vaqueiro Benedito
Cine Teatro Recreio - 30/08 - 18:30 
 Mamulengo Presepada- DF

Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são Clássicos da Cultura Popular, e trazem parentesco próximo com os personagens da Commédia Dell’Arte: Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem Brasileiros; Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-Bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai.

FICHA  TÉCNICA
Texto: Chico Simões
Direção:Chico Simões



Anáguas 
Usina de Arte João Donato - 29/08 - 21h e 22h 
 Cia Oxente - PB
Discute de forma profunda uma relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes: três mulheres, três Marias: Das Graças, Exaurina e Cândida – mãe e filhas lutam para terem suas convicções e crenças aceitas como verdadeiras

FICHA  TÉCNICA
Texto: Lourdes Ramalho
Direção: José Maciel
Elenco: Margarida dos Santos, Mônica Macedo, Palmira Palhano
Figurino:Tainá Macedo
Iluminação: Tainá Macedo
Sonoplastia: Angélica Lacerda (Bastianas), Marco Fonseca e Mizael Batista



Os Saltimbancos 
Teatro de Arena do SESC - 30/08 17h 
 Teatro GPT - AC

Escrito pelo italiano Sergio Bardotti e pelo argentino Luis Enríquez Bacalov, o espetáculo é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm "Os Músicos de Bremen" e narra a história do encontro de quatro animais que devido aos maus tratos fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho, um encontro inesperado muda o destino dos animais. Traduzido e adaptado em tempos de ditadura, o texto infantil foi a maneira encontrada por Chico Buarque para passar pela censura da época uma manifestação artística que representasse uma revolta ao sistema imposto pelos militares.
"Existe uma ligação inegável entre a repressão que acontece no texto e a que acontece hoje em dia nesse nosso mundo poder. E as crianças, que são nosso público alvo, entendem perfeitamente a relação de poder que acontece na peça", afirma o diretor Dinho Gonçalves.
Toda a história é entrecortada com músicas que, na leitura do GPT, ganham novos arranjos e novas melodias. Quem assina a direção musical é também Dinho Gonçalves, premiado em 1998, no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa - PR (FENATA) e ,em 1999, no Festival Nacional de Teatro de São Jose do Rio Preto/SP pelo arranjo musical da primeira montagem do grupo.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, com adaptação em português de Chico Buarque
Direção: Dinho Gonçalves
Elenco: Dinho Gonçalves/ Bell Paixão/ Nathânia Gomes/Anderson Poblen/ Luis Eduardo/ James Guerreiro/ Marília Bonfim/ Sandra Buh.
Contra regra: José Neto e Kariane Lins
Cenografia: Darci Selles
Figurino e Adereços: O Grupo
Operação de Luz: Socorro Paiva




Dama da Noite
Usina de Arte João Donato - 30/08-21h
Superbacana Produções e Confraria Produções Artísticas - SP
Superbacana Produções e a Confraria Produções Artísticas (SP)
Dama da Noite é um dos textos mais importantes de Caio Fernando Abreu, é um monólogo que trata das angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que vê e vive.

FICHA  TÉCNICA
Texto:Luiz Fernando Almeida
Direção: André Leahun
Elenco: Bruno Peixoto e Edson Oliveira
Cenário: Danela Bevervanso
Figurino: Luis Careca
Iluminação:Pedro Forjaz de Christo
Sonoplastia: André Leahun e Luiz Fernando Almeida
Classificação: 14 anos


Balada de um Palhaço 
Teatro Plácido de Castro (Teatrão) 30/08- 21h 
 Artes & Fatos - GO
O espetáculo traz a tona, de forma genial, os conflitos que impulsionam as relações humanas, é um farol iluminado a aproximação da dor e alegria, do simples e do complexo, do riso e o choro, do desespero e da calma, do sistema e do povo, do humano e do desumano.


FICHA  TÉCNICA
Texto:Plínio Marcos
Direção: Danilo Alencar
Elenco: Bruno Peixoto e Edson Oliveira
Figurino: Rosi Martins
Iluminação:Pedro Forjaz de Christo
Sonoplastia: Jarbas Cavendish
Classificação: 14 anos


Nenhum comentário:

Postar um comentário