Estes são os Espetáculos do FETAC em Cena de 24 a 30 de Agosto
A Coroa do Rei Leão
Cine Teatro Recreio -24/08- 17h
Cia Camalearte - AC
Cine Teatro Recreio -24/08- 17h
Cia Camalearte - AC
Este
espetáculo fala da realidade de vida dos animais que vivem no seio da floresta
amazônica, dependendo da sobrevivência. Lutam ordenadamente contra o poder e
autoritarismo de um rei que na sua concepção pode tudo contra a vida e
destruição da natureza. Mais a união e esperteza de um grupo de animais
garantam a defesa da floresta.
O rei
representa o próprio homem que com sua ganância e ambição destrói a natureza,
da qual ele depende para sua sobrevivência, destruindo-à sem clemência,
causando uma desordem total com as derrubadas e queimadas transformando-a em um
deserto total.
Com isso os
seringueiros e colonos se evadiram para a cidade onde pensavam que iriam
ter paz e harmonia com seus familiares, mais no entanto a vida torna-se um
causo e desordem total,onde muitos se entregaram ao desespero total não tendo
como sustentar sua família, muito menos a ordem familiar com os filhos e
entregando-se ao consumo da bebida, entorpecentes e a prostituição, muitos
perderam suas vidas e através da violência hurbana. Aqueles que lutaram pela
defesa da Amazônia, dando a própria vida aos grandes latifundiários. A
exemplo de Chico Mendes, Wilson Pinheiro e outros.
FICHA TÉCNICA
TEXTO:
Carlos Alberto alves de Souza
DIREÇÃO:
Paulo Nascimento
SONOPLASTIA:
Ricardo e Etervaldo
ILUMINAÇÃO:
Tigrão e Luiz Rabicó
PRODUÇÃO:
Paulo Nascimento
CENÁRIO:
Paulo Nascimento- Artes de Darci Seles
FIGURINO:
Paulo Nascimento- Confecção: Norma Suely
ARTE: Danto
A
peça é um misturão dos contos. Dois narradores se divertem contando a história
enlouquecendo os personagens. Chapeuzinho Vermelho com seu jeito animado e
responsável, João e Maria: João como sempre muito bravo e cheio de coragem,
Maria, chorona e preocupada sempre com medo de tudo.
FICHA
TÉCNICA
Texto: Hebinho Cavalcanti
Direção: Richardson Freitas
Elenco: Richardson Freitas, Nathan Andrade,
Arilson Chaves, Débora Thailiny, Wesley Oliveira, Arthur Rosas, Carolaine da
Silva, Kariane Silva, Madson da Costa e Weslwy Vieira.
Cenário: O Grupo.
Figurino: O Grupo
A escrita de Violeta floresce
como uma vitória-régia. Enamorada de Tupã o Deus lhe concede a glória suprema
de ser Iara. Entre o amor deificado e sua paixão humana, enamora-se por um
marujo incauto, perdendo assim os favores do Deus lendário da Amazônia que
retira-lhe a glória suprema e a castiga transformando-a em mulher-fêmea.
FICHA TÉCNICA
Texto:Cleinaldo Marinho (Poesias de Violeta Branca)
Direção: Cleinaldo Marinho
Elenco:Amanda Paiva e Beth Ghimel
Espetáculo
que resgata a riqueza dos contos infantis, aliada a musicalidade do cordel e ao
teatro que tem o poder de sensibilizar os mais diferentes públicos e idades.
FICHA TÉCNICA
Texto: Livre Adaptação do texto de Braguinha
Direção: Marília Bomfim
Elenco: Adigleine Filgueira, Alexandre
Anselmo, Elane Soares, Francisco Oliveira (Tanaka), Lázara dos Santos, Ione
Soares.
Cenário: Alexandre Anselmo
Figurino: Gorete Areal
Iluminação:
Luís Rabicó
As Revoluções é um espetáculo de Rua que aborda de
forma cômica o contexto histórico da cidade de Porto Acre, desde a
fundação até o termino da revolução Acreana, conflitos e atos
diplomáticos.
Traz a publico as diversas tentativas da Bolívia em
exploração e ocupação do território do Acre (Porto Acre); O
descontentamento do povo Brasileiro em obedecer as leis de outro país; a
diplomacia de José de Carvalho; a ousadia de Galvéz em transformar o território
do Acre em Estado Independente; o drama vivido pelo seringueiro; a
participação da mulher na historia do Acre( Angelina); e finaliza com o
conflito armando e vitória do povo Brasileiro, aclamada por Plácido de
Castro em Estado Independente do Acre. O texto e montagem é resultado de um processo de
conclusão de graduação em Artes Cênicas Teatro (UNB) de Andreia Coelho. Embora,
tenha mudado alguns aspectos da proposta Cênica, estando ainda em fase de
experimentações, resgatando alguns fragmentos de espetáculos montado e escrito
anteriormente, uma mistura entre realidade e ficção, com objetivo de manter a
identidade Histórica da Cia.
FICHA TÉCNICA:
Texto e Direção Cênica: Andreia Coelho
Produção: Anelise e Pedro Chandllis
Sonoplastia: Andreia Coelho
Apoio Técnico: Leonardo Alencar
Atores: Ana Paula Gadelha, Danielly Ryus, João
Paulo Queiroz, Josy Orakis, Leandro Bezerra, Natan Coelho, Thayná Feitosa,
Paulo Nascimento, Pedro Chandllis
Maquiagem:Cia de Teatro trincheira
Figurino: cedido pela Secretaria de Turismo(
SETUR), da minissérie Amazônia de Galvés a Chico Mendes.
Bundaflorbundamor
Usina de Arte João Donato -25/08 21h
Teatro de Arena do SESC-27/08 21h
Eduardo Severino Cia de Dança - RS
Espetáculo que embaralha as expectativas sobre
a exposição da bunda nas sociedades contemporâneas, seja por privilegiar a
ostentação da bunda masculina em detrimento da bunda feminina, seja por exibir
de modo, semelhante bundas masculinas e femininas: a bunda em Bundaflor,
bundamor, seja ela masculina ou feminina, é volume e moldura, dobra a
reentrância, é carne ambígua.
TempostepegoQueDelícia
FICHA TÉCNICA
TempostepegoQueDelícia
Usina de Arte João Donato -25/08 21h
Teatro de Arena do SESC-27/08 21h
Eduardo Severino Cia de Dança - RS
O espetáculo propõe a desbotar as encarnações do feminino e do masculino, misturando marcadores de gênero e levando à cena sexualidades provisórias oferecendo ao espectador a oportunidade de desfrutar da ambiguidade da carne, sem receio de ser pego em flagrante delito de voyeurismo.
FICHA TÉCNICA
Direção:Eduardo Severino/ Bia Diamante
Elenco:Mônica Dantas, Luciano Tavares, Dani Boff,Luciano Hoppe Eduardo Severino
Figurino: Eduardo Severino cia. de Dança e elenco
Iluminação:Fabrício Simões/ Viviane Lencina
Comédia
composta por Cenas do dia-a-dia do povo Brasileiro. Personagens como Jabiraca,
um divertido rapaz a procura de uma namorada; Carlos, dona da Birosca Bar onde
irá acontecer muitas situações engraçadas e atrapalhadas durante todo o
desenrolar da história
FICHA TÉCNICA
Texto: Francisco Rodrigues e Marcos Gomes.
Direção: Francisco Rodrigues.
Elenco: Maria Célia, Maria Rosângela, Manoel
Rodrigues, Thaís Oliveira, steyce Feitosa, Emilly Cacau, Francisco das Chagas,
Karolayne Alves, Eline Ramos.
Cenário: Francisco Rodrigues.
Figurino: Célia da Silva.
Iluminação: Manoel Rodrigues.
Sonoplastia: Francisco Rodrigues.
O
Espetáculo adaptado do livro homônimo de Cristovão Tezza narra a história de um
jovem pai, escritor, sustentado financeiramente pela mulher e que se vê prestes
a ser pai pela primeira vez. Sua ansiedade e a expectativa com o nascimento do
primeiro filho cedem o lugar à decepção inicial por ele nascer Down (Síndrome
de Down).
FICHA TÉCNICA
Do romance de: Cristovão Tezza
Adaptação: Bruno Lara Resende
Direção: Daniel Herz
Emília decide contar todas as suas memórias e todas
as aventuras que passou durante a sua existência tendo como seu fiel
ajudante o Visconde de Sabugosa que é quem toma nota de tudo o que a boneca
diz.
No decorrer do espetáculo teatral “Memórias de
Emília” as histórias que a boneca de pano conta vão ganhando vida no palco e
transportando o público para o universo de magia e fantasia que só
Monteiro Lobato e suas obras do “Sítio do Pica Pau Amarelo” são capazes de
despertar.
O texto foi uma junção de histórias vividas pela
personagem Emília nos vários livros escritos de Monteiro Lobato, entre eles:
Memórias de Emília, Reinações de Narizinho, Sítio do Pica Pau Amarelo, entre
outras. O espetáculo foi contemplado na Lei Municipal de Incentivo a Cultura da
Fundação Garibaldi Brasil de Rio Branco.
FICHA
TÉCNICA
Texto: Adaptação de Marcos Areal (inspirado
nas obras de Monteiro Lobato)
Direção: Marcos Areal
Elenco: Suellem Medeiros, Pádua Custódio, Mauricélio Melo, Bruna Félix,
Daniel Scarello, Alessandra Alves, Luciana Abdala, Alice Afonso, Kaik José,
Artur Soares, Wellington Souza, Graziela Cavalcante, Nathalia Bernardino, Júlia
Vitória, Luana Vasconcelos, Jhony Wildson, Letícia.
Cenário: Ulisses Sanches e Marcos Areal.
Figurino: Gorete Areal
Iluminação: Luis Rabicó
Sonoplastia: Elton Castro
A
Paixão e a Sina de Mateus e Catirina
Calçadão do Novo Mercado Velho -27/08- 18:30
Cia Camalearte - AC
Calçadão do Novo Mercado Velho -27/08- 18:30
Cia Camalearte - AC
O
espetáculo narra o desejo de Catirina Grávida há mais de doze meses de saborear
língua de boi. Para cumprir sua vontade ela tenta convencer o apaixonado Mateus
a trazer-lhe a iguaria.
FICHA TÉCNICA:
FICHA TÉCNICA:
Texto: Romualdo Freitas
Direção: Paulo Nascimento
Elenco: Luiz Etefânio, Josiele Nascimento,
Washtênio da Silva, Paulo Nascimento, Pedro Chandllis, Ana Gabriela, Eliandra
Lima e Lacerda.
Cenário: Paulo Nascimento
Figurino: Paulo Nascimento
e Andreia Coelho
Yo Bá Nawa Tarani, brinca a beira do lago, sobe no
jenipapeiro eis que ver uma cena extraordinária, seus desejos mais obscuros e
carnais afloram e é encantado. Nesse novo mundo Yo bá passa a conviver com as
cobras gigantes lá ele aprende a bebe cipó, mas Yo bá sente falta de sua
família e quer voltar a sua aldeia.
Baseado na mitologia dos índios Hunikuins do rio Jordão a Cia. Garatuja em seis anos de pesquisa construiu uma dramaturgia da dança teatro para esse espetáculo com propostas contemporânea no método Labam. Os corpos que falam através de movimentos criados e improvisados dentro do laboratório de dança, nesse trabalho os atores bailarinos tiveram a chance de criar e experimentar ações físicas e ao mesmo tempo a voz. A partir dessa consciência, o executor inicia o processo de criação da dança, momento de subjetividade e de interpretação individualizada e ao mesmo tempo coletiva, baseada em direcionamentos precisos. Essa consciência oferece maior liberdade ao criador e a direção torna-se mero facilitador do movimento, ao invés de dar as regras do jogo.
Baseado na mitologia dos índios Hunikuins do rio Jordão a Cia. Garatuja em seis anos de pesquisa construiu uma dramaturgia da dança teatro para esse espetáculo com propostas contemporânea no método Labam. Os corpos que falam através de movimentos criados e improvisados dentro do laboratório de dança, nesse trabalho os atores bailarinos tiveram a chance de criar e experimentar ações físicas e ao mesmo tempo a voz. A partir dessa consciência, o executor inicia o processo de criação da dança, momento de subjetividade e de interpretação individualizada e ao mesmo tempo coletiva, baseada em direcionamentos precisos. Essa consciência oferece maior liberdade ao criador e a direção torna-se mero facilitador do movimento, ao invés de dar as regras do jogo.
Esse espetáculo ganhou 2 prêmios Funarte Klauss
Vianna de Dança 2009 montagem e 2010 circulação.
FICHA TÉCNICA:
Pesquisa, dramaturgia e direção artística: Regina
Maciel
Co-diretor:Cleber Barros
Iluminação:Edevaldo Santos
Sonoplastia:Núbia Alves
Musicas:Narciso Augusto,Graça Gomes, Andre Dantas,
Hunikuins e Shanahur.
Elenco:
Yo Bá: Derval Santos
Mulher Jiboia:Regina Maciel
Esposa de Yo BA:Mel Dantas
Iskim e Paje:Vitor Onofre
Anta:Danilo Guimarães
Povo Hunikuins:Nieda Hunikuin, Jonas Hunikuin e
Joel Hu
Jabutí
Bumbá – A História de Carumbé
Calçadão do Novo Mercado Velho - 28/08 - 17h
Gupo Saci Marupiára - AC
Calçadão do Novo Mercado Velho - 28/08 - 17h
Gupo Saci Marupiára - AC
O
Jabuti Bumbá é uma iniciativa inovadora de natureza folclórica que conta as
histórias e lendas do povo Acreano. Se apresenta como crítica e devastação da
floresta, e como apanhado das manifestações culturais brasileiras e amazônicas,
como a cultura tradicional da Ayahuasca.
FICHA
TÉCNICA
Texto: O Grupo
Direção: Cícero de Farias Franca
Elenco: Cícero Franca, Amon Franca, Rosa
Nascimento, Maria Clarisse, Glória Cecília, Deusa Maria, Valeska, Vitória,
Vivian, Alzenilton, Amanda, Davi, Adegilson, Nícolas, Kauã, Dora Capper,
Charles, Maria Estrela, Gabi, Evânia Ferraz, Mariana Farias, Angêla Naira e
Gabriel franca.
Cenário: O Grupo
Figurino: Bianca, Andreia e Cícero Franca
Sonoplastia: Cícero, Amon, Byanca e Charles.
Dirigido
por Lenine Alencar e com roteiros de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla o
espetáculo é baseado em três das principais obras do dramaturgo francês
Jean-Baptiste Poquelin, o Molière. Estão presentes na adaptação textos como As
Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres.
Apesar de o espetáculo ser baseado em textos escritos no século XVII Alencar garante que os temas apresentados permanecem atuais e podem ser facilmente identificados pelo público, além disso, o figurino foi inspirado nas obras do artista plástico acreano Danilo deS’acre. “Estamos trazendo uma realidade diferente, mas com elementos que podem ser facilmente identificados no cotidiano de qualquer comunidade atual”.
O espetáculo já vem de uma temporada no interior, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, sendo que os três últimos são municípios onde o acesso só é possível por via fluvial e aérea. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio de Teatro FUNARTE Myriam Muniz.
Apesar de o espetáculo ser baseado em textos escritos no século XVII Alencar garante que os temas apresentados permanecem atuais e podem ser facilmente identificados pelo público, além disso, o figurino foi inspirado nas obras do artista plástico acreano Danilo deS’acre. “Estamos trazendo uma realidade diferente, mas com elementos que podem ser facilmente identificados no cotidiano de qualquer comunidade atual”.
O espetáculo já vem de uma temporada no interior, Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima, Cruzeiro do Sul, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e Jordão, sendo que os três últimos são municípios onde o acesso só é possível por via fluvial e aérea. O Projeto foi contemplado pelo Prêmio de Teatro FUNARTE Myriam Muniz.
FICHA TÉCNICA
Texto: Jean Baptiste Poquelin – Molière –
Adaptação de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla.
Direção: Lenine Alencar
Elenco: Claudia Toledo, Dino Camilo, Geovane
Roger, João Paulo, Kilrio Farias, Lorhaynna Lima, Sacha Alencar e Yuri Rosas.
Figurino: Claudia Toledo e Ágatha Lima
Aderecista: O Grupo.
Sonoplastia: O Grupo.
Balanço
nos provoca um representar e refletir em nossa caminhada, frente aos percalços
da vida, representado pelo personagem Gentil e sua trajetória de existência.
FICHA TÉCNICA
Texto: Danilo Alencar
Direção: Edson de Oliveira
Elenco: Bruno Peixoto
Cenário:Paulinho Pessoa
Figurino: MS Júlio Vann
Iluminação: Rodrigo Assis
Sonoplastia:Vitor Pimenta
O Menino que Visitou a
Lua
Teatro de Arena do SESC - 29/08 - 17h
Orákulos - AC
Teatro de Arena do SESC - 29/08 - 17h
Orákulos - AC
O espetáculo nos convida de forma simples, delicada, real e imaginária a irmos visitar a lua, satélite natural da terra que desde a antiguidade foi testemunha do nascimento da humanidade, das juras de amor dos enamorados, das despedidas, decepções, enfim, visitar a lua é compreender suas fazes, refletindo através da nossa imaginação o mundo real que vivemos mundo de preconceito, separação, vingança, raiva, desilusão e por fim as despedidas que nem sempre significam o fim, mas sim a esperança de um novo começo, aliás, estamos falando da lua e ela tem fazes, se regenera e nós seres humanos nos regeneramos? Pedro e Maria são personagens que vivem no mundo real. Discutem coisas do dia-a-dia, porém são crianças e crianças sonham, vivem num mundo de fantasias e nós até onde somos capazes de levar nossa imaginação? Para onde queremos olhar? A quem desejamos visitar e conversar? Com quem gostamos de nos distrair fugindo um pouco do real? Quanto tempo, quantas horas, quantos minutos e quantos segundos levamos para nos reconstruir?
FICHA TÉCNICA
Texto: Tauã Delmiro Barbosa
Direção: Marques Izitio
Elenco: Maria Francisca, Roberta Santos e
Saulo Guerra.
Cenário: O Grupo.
Figurino: O Grupo.
Designer de Iluminação: Luís Carlos (Rabicó)
Sonoplastia: Elton Castro
O
Palhaço Mateus da Lelé Bicuda é camelô, brincante de reisado, bumba-meu-boi,
guerreiro de folias, mágico e ventríloquo, formado nas feiras, festas e
festivais pelo mundo, contador de histórias e causos.
Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são Clássicos da Cultura Popular, e trazem parentesco próximo com os personagens da Commédia Dell’Arte: Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem Brasileiros; Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-Bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai.
FICHA TÉCNICA
O Romance do Vaqueiro Benedito
Cine Teatro Recreio - 30/08 - 18:30
Cine Teatro Recreio - 30/08 - 18:30
Mamulengo Presepada- DF
Alguns personagens do Romance do Vaqueiro são Clássicos da Cultura Popular, e trazem parentesco próximo com os personagens da Commédia Dell’Arte: Benedito, Margarida, João Redondo, Doutor Mané Vou lá Hoje e Briguelinha. Outros já são bem Brasileiros; Zé da Sanfona, Rosinha do Bole-Bole, Palhaço da Vitória e Janeiro Vem Janeiro Vai.
FICHA TÉCNICA
Texto: Chico Simões
Direção:Chico Simões
Discute
de forma profunda uma relação familiar permeada de intrigas, rancores e ciúmes:
três mulheres, três Marias: Das Graças, Exaurina e Cândida – mãe e filhas lutam
para terem suas convicções e crenças aceitas como verdadeiras
FICHA TÉCNICA
Texto: Lourdes Ramalho
Direção: José Maciel
Elenco: Margarida dos Santos, Mônica Macedo, Palmira Palhano
Figurino:Tainá Macedo
Iluminação: Tainá Macedo
Sonoplastia: Angélica Lacerda (Bastianas), Marco Fonseca e Mizael Batista
Os Saltimbancos
Teatro de Arena do SESC - 30/08 17h
Teatro GPT - AC
Teatro de Arena do SESC - 30/08 17h
Teatro GPT - AC
Escrito
pelo italiano Sergio Bardotti e pelo argentino Luis Enríquez Bacalov, o
espetáculo é uma adaptação do conto dos Irmãos Grimm "Os Músicos de
Bremen" e narra a história do encontro de quatro animais que devido aos
maus tratos fugiram de seus patrões. Juntos decidem formar um grupo musical e
rumam à cidade para começar a carreira artística. No caminho, um encontro
inesperado muda o destino dos animais. Traduzido e adaptado em tempos de
ditadura, o texto infantil foi a maneira encontrada por Chico Buarque para
passar pela censura da época uma manifestação artística que representasse uma
revolta ao sistema imposto pelos militares.
"Existe
uma ligação inegável entre a repressão que acontece no texto e a que acontece
hoje em dia nesse nosso mundo poder. E as crianças, que são nosso público alvo,
entendem perfeitamente a relação de poder que acontece na peça", afirma o
diretor Dinho Gonçalves.
Toda
a história é entrecortada com músicas que, na leitura do GPT, ganham novos
arranjos e novas melodias. Quem assina a direção musical é também Dinho
Gonçalves, premiado em 1998, no Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa -
PR (FENATA) e ,em 1999, no Festival Nacional de Teatro de São Jose do Rio
Preto/SP pelo arranjo musical da primeira montagem do grupo.
FICHA TÉCNICA:
Texto: Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov,
com adaptação em português de Chico Buarque
Direção: Dinho Gonçalves
Elenco: Dinho Gonçalves/ Bell Paixão/ Nathânia
Gomes/Anderson Poblen/ Luis Eduardo/ James Guerreiro/ Marília Bonfim/ Sandra Buh.
Contra regra: José Neto e Kariane Lins
Cenografia: Darci Selles
Figurino e Adereços: O Grupo
Operação de Luz: Socorro Paiva
Dama
da Noite
Usina de Arte João Donato - 30/08-21h
Superbacana Produções e Confraria Produções Artísticas - SP
Usina de Arte João Donato - 30/08-21h
Superbacana Produções e Confraria Produções Artísticas - SP
Superbacana
Produções e a Confraria Produções Artísticas (SP)
Dama
da Noite é um dos textos mais importantes de Caio Fernando Abreu, é um monólogo
que trata das angústias de um ser humano que não se sente inserido no mundo que
vê e vive.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Texto:Luiz Fernando Almeida
Direção: André Leahun
Elenco: Bruno Peixoto e Edson Oliveira
Cenário: Danela Bevervanso
Cenário: Danela Bevervanso
Figurino: Luis Careca
Iluminação:Pedro Forjaz de Christo
Sonoplastia: André Leahun e Luiz Fernando AlmeidaClassificação: 14 anos
O
espetáculo traz a tona, de forma genial, os conflitos que impulsionam as
relações humanas, é um farol iluminado a aproximação da dor e alegria, do
simples e do complexo, do riso e o choro, do desespero e da calma, do sistema e
do povo, do humano e do desumano.
FICHA TÉCNICA
Classificação: 14 anos
FICHA TÉCNICA
Texto:Plínio Marcos
Direção: Danilo Alencar
Elenco: Bruno Peixoto e Edson Oliveira
Figurino: Rosi Martins
Iluminação:Pedro Forjaz de Christo
Sonoplastia: Jarbas CavendishClassificação: 14 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário