segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

FETAC_40_anos

A Federação de Teatro do Acre (FETAC) foi fundada em maio de 1978, por seis grupos, à época de teatro amador, que atuavam no estado do Acre. O objetivo, naquele momento, era a criação de uma instituição que legitimasse os interesses e os anseios da classe artística acreana.

A fundação da FETAC foi, sem dúvida alguma, um marco para a classe artística acreana, não apenas para o teatro. Marcou a abertura de discussões mais especializadas na linguagem teatral, abrindo os caminhos para trocas culturais entre os grupos acreanos e outros grupos do cenário nacional.
Em 2018, a FETAC completou 40 anos de atuação, mantendo a perspectiva de integrar os grupos de teatro dos municípios acreanos.
Essa longa trajetória da FETAC produziu um rico e vasto acervo documental, uma importante vertente da memória artística acreana nos últimos 40 anos, sobre a cultura acreana e rio-branquense e sobre aspectos sociais, políticos e econômicos locais.
Desde 2015, seu acervo ficou guardado, por determinação do ConCultura, na sede da Fundação Elias Mansour, localizada na Gameleira, até que fosse definido uma sede para FETAC. Em março de 2019, durante as comemorações do Dia Internacional do Teatro, a FETAC recebeu do Governo do Estado, em acordo com o Conselho Estadual de Cultura uma sala no casarão, com mobiliário e ar condicionado, para sediar o sua sede e seu memorial.
Assim, com a preocupação de preservar sua memória e história, a FETAC apresentou o projeto “Revitaliza FETAC” ao Edital 01/2019 do Fundo Municipal de Cultura, através da Prefeitura de Rio Branco/FGB. Sua aprovação viabilizou o início do trabalho de tratamento e organização do acervo no Memorial da FETAC.
Brevemente, traremos atualizações sobre o trabalho e postaremos novidades!

Nenhum comentário:

Postar um comentário