sexta-feira, 27 de agosto de 2010

CIA. Visse e Versa estréia " As Mulheres de Molière"


O que aconteceria no encontro da cultura amazônica contemporânea com a sociedade francesa do século 17? Essa é a questão que a Cia. Visse Versa tentará responder a partir desta sexta, 27, às 18h30 com a estréia do espetáculo “As Mulheres de Moliére” no Parque do Centenário no município de Brasiléia.
Com direção de Lenine Alencar e roteiros de Marques Izitio e Brigitte Bentolilla o espetáculo faz um une em um baile três das principais obras do dramaturgo francês Jean-Baptiste Poquelin, o Molière, sempre com enfoque nas personagens femininas do autor. As obras escolhidas para a adaptação foram As Preciosas Ridículas, Don Juan e Escola de Mulheres.
Segundo Alencar, apesar de se passar no século 17 o roteiro do espetáculo apresenta uma comicidade popular que atravessa os tempos, convidando o público a mergulhar numa cultura diferente e entregar-se a um grande carnaval, com pinceladas inspiradas na obra do artista plástico acreano Danilo deS’acre.
Além de realizar o Cultura em Movimento da Fundação Elias Mansour no Município de Assis Brasil com o Espetáculo “Comédia Del’acre” dia 28 de agosto, na Praça Central da Cidade a Companhia Visse e Versa de Ação Cênica dará início ao Projeto financiado pela PETROBRAS, com promoção da FUNARTE, premiado no Edital Myrian Muniz de Teatro do Ano de 2008, apoio da Associação FUNARTE, Edital de Pequenos apoios da FEM, FETAC e Fundo Municipal de Cultura de Rio Branco, levando aos Municípios do Alto Acre a peça “As Mulheres de Molière”, com Direção de Lenine Alencar.
A cia. Visse e Versa estreará o Espetáculo “As Mulheres de Molière” seguindo o seguinte roteiro: Dia 27/08/10 – Brasiléia a apresentação será no Parque do Centenário, as 18:30 horas; Dia 28/08/10 será em Assis Brasil, na Praça Central as 20:30 horas; e no dia 29/08/10, encerrando a primeira fase do Projeto a peça acontecerá em Epitáciolandia, na Praça Edmundo Pinto, em frente a Escola Joana Amed, as 18:30 horas.
A segunda Fase do Projeto será nos Municípios de Capixaba e Senador Guiomard, e a terceira fase acontecerá nos Bairros de Rio Branco, no mês de setembro, completando assim a temporada de estréia do espetáculo.
Desta maneira o grupo acredita está possibilitando o acesso da população em geral aos bens artísticos culturais, levando a linguagem do Teatro de Rua através de um dos maiores autores da comédia francesa, que tem em seus escritos o apelo popular como excelência na dramaturgia mundial.

Sobre o Espetáculo:
“A palavra foi dada ao homem para explicar os seus pensamentos, e assim como os pensamentos são os retratos das coisas, da mesma forma as nossas palavras são retratos dos nossos pensamentos”. Pelas palavras de Molière, percebe-se a extrema importância da expressão de suas vivências.
O teatro foi a grande veia que jorrou de seu peito, transmitindo emoções que se entrelaçam em todo o percurso com sua biografia. Dotado de um humor crítico, Jean Baptiste Poquelin, vulgo Molière, exala em suas poesias o perfume de suas mulheres, de sua sociedade e de sua França do século XVII.
Por estes e mais mil encantos, a Cia. Visse e Versa de Ação Cênica optou pela montagem de um roteiro a partir dos textos “As Preciosas Ridículas”, “Don Juan” e “A Escola de Mulheres”, após um processo de oficina ministrado pela Professora e Diretora Teatral francesa Brigitte Bentolilla, que concebeu artisticamente o trabalho, retratando diferentes formas femininas.
Apesar de uma linguagem rebuscada, o roteiro do espetáculo apresenta uma comicidade popular que atravessa os tempos, convidando o público a mergulhar numa cultura diferente e entregar-se a um grande carnaval, com pinceladas inspiradas na obra do artista plástico acreano Danilo deS’acre.
Direção: Lenine Alencar
Roteiro: Marques Izitio e Brigitte Bentolilla
Figurino: Ághata Lima e Cláudia Toledo
Cenografia e Adereços: O Grupo
Operação de Som: Lenine Alencar
Artes Visuais: Danilo D’Sacre e Ághata Lima
Registro Audiovisual: Spartacos Alencar
Carpintaria: Dino Camilo (Lambada)
Costureira: Dona Maria

Elenco: Ághata Lima
Cláudia Toledo
Dino Camilo
Juliana Albuquerque
Kilrio Farias
Lenine Alencar
Marques Izitio
Sacha Alencar
Yuri Rosas

2 comentários:

  1. Bom dia!
    Sou ator em Santos/SP e estou catalogando todos os festivais de teatro do Brasil junto com outros integrantes do Movimento Teatral Santista. Gostaria de contar com sua ajuda para uma lista dos festivais do Acre (amadores, profissionais, nacionais, regionais, mostras e os mistos que envolvam teatro, dança e música, por exemplo). Esse catálogo que estamos elaborando será divulgado a todos os participantes. Obrigado.
    alexfelix79@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Teatro. Sempre existirá um, por que a vida é uma enorme arte. estou lhe convidando a visitar o meu blog, e se possivel seguirmos juntos por eles. Estarei grato esperando vc, lá.
    www.josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir