quinta-feira, 26 de março de 2015

VII FESTAC - Programação desta QUINTA, 26

                                               

VII FESTAC

         “O VII FESTAC está superando todas as expectativas, tanto por conta da qualidade dos trabalhos apresentados, oficinas e ‘workshops’, quanto pela aprovação do excelente público presente em cada uma das atividades. A semana tem sido extremamente frutífera. A expectativa é que os últimos dias sejam ainda melhores. A programação do que está por vir é imperdível”, disse Bell Paixão, atriz do espetáculo “A Feira”, do Grupo do Palhaço Tenorino.  
         O VII Festival Nacional de Teatro do Acre / Mostra Semana do Teatro 2015 tem deixado sua marca nas atividades culturais do Estado e tem, a cada edição, atraído mais e mais grupos de teatro -  de rua e palco - de todas as regiões do País.
         A realização é da Federação de Teatro do Acre – FETAC  e conta com o patrocínio da CAIXA / GOVERNO FEDERAL, pelo programa Caixa Cultural de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, com parcerias do Governo do Estado do Acre através da Fundação Elias Mansour – FEM, Fundo Estadual de Cultura - FUNCULTURA, PRECULT e Via Verde Shopping, além do apoio da Pizzaria Guia do Sabor, Marcenaria Sulatina, Jornal Opinião e Prefeitura de Rio Branco pela Fundação Garibaldi Brasil – FGB. 
                Ontem, quarta-feira, de 9h às 13h, no Hotel Imperador Galvez, foi realizada Oficina de Interpretação Teatral sob o comando de Roberto Gill Camargo. Às 16h30min, na Praça do Novo Mercado Velho, o grupo Mamulengo Folia-SP apresentou o espetáculo de rua “A Folia no Terreiro do Seu Mané Pacaru”. No mesmo local, às 17h30min, o grupo Núcleo do Olho encenou “Vade Retro”. Às 21h, no Teatrão, foi a vez da Cia. Novo Ato – GO apresentar o espetáculo “Drummond 4 Tempos”. Todas as atividades foram sucesso de público e crítica.
Mais fotos das apresentações podem ser conferidas na webpage na FETAC, disponível em http://fetac.blogspot.com.br.
                  
Confira a programação desta QUINTA-FEIRA, 26:

- Às 9h e 11h -  Workshops: Demonstrações de trabalhos no Hotel Imperador Galvez, com os grupos Mamulengo Folia – SP e Cia. Novo Ato – GO, respetivamente.
- Às 16h, no Parque de Exposições (abrigo das vítimas da alagação), a Cia Visse e Versa - AC apresenta As Mulheres de Moliére. Com direção de Lenine Alencar, adaptação e roteiro de Brigitte Bentolilla, a peça “As Mulheres de Molière”, da Cia Visse e Versa foi inspirada nas obras “As Preciosas Ridículas”, “Don Juan” e “Escola de Mulheres”, do dramaturgo francês do século XVII, Jean Baptiste Pequelin, o Molière. O foco está na maneira como o autor retrata as mulheres, numa construção satírica da sua sociedade, criando uma narrativa atual. O roteiro do espetáculo, apesar de se passar no século XVII, é atual e pode ser facilmente identificado pelo público, por apresentar uma comicidade popular que atravessa os tempos. “O espetáculo convida o público a um mergulho repleto de músicas e danças da época. É algo como viajar numa cultura diferente e entregar-se a um grande carnaval, com pinceladas inspiradas na obra do artista plástico acreano Danilo de S’Acre”, define o diretor. Classificação: Livre.



- Às 16h30min, na Usina de Artes, o grupo Macaco Prego da Macaca - AC apresenta O Organismo, peça teatral com forte expressão sonora e plástica, que tem como fio condutor das cenas a história de Gerlandinelza, uma mulher esquizofrênica, que não aceita estar novamente na miséria. O espetáculo apresenta um conjunto de histórias dos loucos e das prostitutas da cidade de Rio Branco, bem assim, também discute o corpo humano, sua digestão, seus prazeres, suas dores e sua finitude. Classificação: Adulto.



- Às 18h, na Praça do Novo Mercado Velho, o Grupo Coletivo Território B, de São Paulo, encenará o espetáculo Banalidade, que narra duas histórias. A primeira é o fato verídico acontecido em 2012 em São José dos Campos conhecido como o Massacre do Pinheirinho, quando seis mil pessoas foram expulsas de casa pela polícia, numa ação violenta, para favorecer interesses políticos e de especulação imobiliária. A segunda é a narração da história da Mamãe Grande, personagem alegórica de um conto de Gabriel García Marquez, que representa a própria noção de propriedade. A partir da oposição entre uma e outra, a real e a alegórica, uma sobre o lado do povo e outra sobre os poderes que manipulam a vida desse povo, a peça cria uma leitura ampla sobre estruturas sociais que determinam a vida de todos. Classificação: Livre. 



- Às 19h30min, é a vez de o Via Verde Shopping receber o espetáculo  Números, do Grupo Os Palhaços de Rua – PR. Confusão parece ser sinônimo de diversão no tresloucado mundo de Batata Doce e Turino, dois palhaços que acabam de chegar de suas andanças pelo mundo afora e estão loucos para mostrar as coisas que aprenderam em sua alegre aventura. Entre saltos e labaredas, eles fazem as maiores confusões na hora em que um vai ajudar o outro. Os palhaços tentam apresentar um espetáculo de números perfeitos, mas a ameaça de um desastre artístico está pairando sobre a dupla como um fantasma. Classificação: Livre.



- Às 21h, no Teatrão, o Grupo Yepocá – Cia de Teatro – MG o espetáculo Des Espera, espetáculo no qual toda a história é permeada por duas palavras: tempo e o amor. O que é este tempo? Quanto nos marca um tempo passado e talvez mal vivido? Qual a necessidade de viver e lidar com o tempo presente. Como lidar ou aguardar neste tempo “justo”, o futuro? Neste tempo, o personagem vive a “espera”, inicialmente cômica, mas que no final, revela se trágica. Uma história para todos, onde se vivenciam a perda, o encontro, o amor, o desencontro, a espera, a nossa desespera de cada dia, as despedidas, um recomeço, talvez... a busca por um amor... o reencontro e entendimento... de nós mesmos. O espetáculo, não verbal, utiliza-se das linguagens da pantomima, do palhaço e da abstração e manipulação de objetos, técnicas que Bruno Godinho desenvolve e pesquisa dentro da Yepocá, há mais de 10 anos. Classificação: Adulto.



A FETAC convida TODA A COMUNIDADE a comparecer na programação dos próximos dias, especialmente na FESTA DIONISÍACA que será realizada na USINA DE ARTES em comemoração ao Dia Mundial do Teatro, sexta-feira, 27, a partir das 23h. Você é nosso convidado. Prestigie!

Nenhum comentário:

Postar um comentário