sexta-feira, 20 de março de 2015

VII FESTAC - ABERTURA


VII FESTAC

Começa neste sábado, 21, o VII FESTAC - Festival Nacional de Teatro do ACRE / Mostra Semana do Teatro 2015, com uma programação diversa que promete agradar crianças e também adultos. O evento é uma excelente opção para quem pretende curtir um programa em família. O festival vai contar com espetáculos locais e de outros estados brasileiros.

Às 16h, haverá o “Cortejo Artístico e Teatral de Abertura” deste evento que promete trazer à nossa capital espetáculos teatrais, de rua e palco, de primeira grandeza. Todos os participantes, juntamente com a comunidade, sairão da Praça da Revolução (em frente ao Quartel da Polícia Militar, no centro da cidade) e farão uma caminhada lúdica até o Calçadão do Novo Mercado Velho, local onde a FETAC abrirá oficialmente, às 16h30min VII FESTAC / Mostra Semana do Teatro 2015.

Às 17h, o primeiro espetáculo será apresentado, ainda na Praça do Novo Mercado Velho. Todos poderão assistir
As Mulheres de Molière, do Grupo Cia. Visse e Versa – AC. Com direção de Lenine Alencar, adaptação e roteiro de Brigitte Bentolilla, a peça “As Mulheres de Molière”, da Cia Visse e Versa foi inspirada nas obras “As Preciosas Ridículas”, “Don Juan” e “Escola de Mulheres”, do dramaturgo francês do século XVII, Jean Baptiste Pequelin, o Molière. O foco está na maneira como o autor retrata as mulheres, numa construção satírica da sua sociedade, criando uma narrativa atual. O roteiro do espetáculo, apesar de se passar no século XVII, é atual e pode ser facilmente identificado pelo público, por apresentar uma comicidade popular que atravessa os tempos. “O espetáculo convida o público a um mergulho repleto de músicas e danças da época. É algo como viajar numa cultura diferente e entregar-se a um grande carnaval, com pinceladas inspiradas na obra do artista plástico acreano Danilo de S’Acre”, define o diretor.



Às 19h é a vez da apresentação de Decripolou Totepou (Infanto-Juvenil), do Grupo Odília Nunes - Teatro e Variedades, de Pernambuco, na Usina de Artes João Donato. DECRIPOLOU TOTEPOU trata-se de uma criação poética da atriz Odília Nunes, onde a oralidade popular e a expressão corporal provocam e estimulam o imaginário da criatividade. Com técnicas de mamulengo, palhaçaria, malabares e mágicas o espetáculo narra a estória de uma figura que fala de superação, amizade e sonhos. Em cena uma única personagem, Bandeira, uma palhaça/brincante que toca, canta e dança. O espetáculo utiliza a tradição dos contadores de estórias e simples como brincadeira de criança utiliza como cenário apenas uma maleta de onde são retirados todos os sonhos e objetos que encantam a cena. O figurino, construído com material reciclado, é roupa e cenário sonoro que a atriz veste para inventar espaços e musicalidade.





Por fim, às 21h, Hipotermia (Adulto), do Grupo Teatro Sim... Por que Não?, de Santa Catarina, no Teatrão. O espetáculo estreou em 2014, no Teatro UBRO, em Florianópolis. Com texto de Max Reinert e direção de Júlio Maurício, a peça é monólogo interpretado pelo ator Nazareno Pereira, com mais de 30 anos de experiência de palco. O diretor destaca que “a peça coloca em cena um homem com seus conflitos, reflexões e lembranças diante do desalento da morte”. O cenário confina o personagem em um pequeno espaço de dois metros quadrados, sugerindo confinamento e frio intenso.


 VII FESTAC / Mostra Semana do Teatro 2015 tem patrocínio da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / GOVERNO FEDERAL, pelo programa Caixa Cultural de Apoio a Festivais de Teatro e Dança, com parcerias do Governo do Estado do Acre através da Fundação Elias Mansour – FEM, Fundo Estadual de Cultura - FUNCULTURA, PRECULT e Via Verde Shopping, além do apoio da Pizzaria Guia do Sabor, Marcenaria Sulatina, Jornal Opinião e Prefeitura de Rio Branco pela Fundação Garibaldi Brasil – FGB. O registro fotográfico é de Hércules Castro & Lusiane Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário