quarta-feira, 18 de março de 2015

VII FESTAC

 UMA SEMANA DE LUZES E CORES... As ruas e teatros de Rio Branco serão invadidas, entre os dias 21 e 28 deste mês, por uma grande festa.
A capital sediará o VII FESTAC - Festival Nacional de Teatro do Acre / Mostra Semana do Teatro 2015 com espetáculos teatrais de grupos acreanos, do Distrito Federal e de outros estados, como Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia.

Nesta sétima edição, teremos 25 apresentações de 14 grupos diferentes, sendo 8 de nosso Estado. Todos terão oportunidade de assistir a espetáculos em espaços abertos (ruas e praças), que serão totalmente gratuitos, bem assim aqueles realizados em palco, que terão ingressos vendidos a preços populares(R$ 5,00 meia e R$ 10,00 inteira).

Presença confirmadas dos debatedores Roberto Gil Camargo – diretor, dramaturgo e pesquisador de iluminação, além de Kil Abreu - jornalista, crítico e pesquisador do teatro.

Segundo Gil Camargo, “o FESTAC já se tornou referência no panorama de teatro do país” e “figura entre os grandes eventos culturais do Estado do Acre, tendo se firmado, no segmento teatral, como importante polo de difusão, circulação e formação. Sua relevância é assegurada pela diversidade de sua programação que lhe confere, ao mesmo tempo, caráter de singular espaço de promoção e acesso à produção teatral e eficaz instrumento para desenvolvimento cultural da região que o abriga”.

Além da extensa grade de espetáculos (ver programação abaixo, também disponível no “blog” da FETAC: http://fetac.blogspot.com.br/), o público contará com workshops, oficinas, demonstrações de trabalhos, debates e atividades destinadas para a formação e atualização de profissionais de artes cênicas.
Todas as atividades acontecerão no Teatro Plácido de Castro, Usina de Artes João Donato, Calçadão do Mercado Velho e Parque de Exposições.

Realizado pela Federação de Teatro do Acre - FETAC, o VII FESTAC / Mostra Semana do Teatro 2015 conta com o patrocínio da Caixa Econômica Federal / Governo Federal, com parcerias do Governo do Estado do Acre através da Fundação Elias Mansour – FEM, Fundo Estadual de Cultura - FUNCULTURA, PRECULT e Via Verde Shopping, além do apoio da Pizzaria Guia do Sabor, Marcenaria Sulatina, Jornal Opinião e Prefeitura de Rio Branco pela Fundação Garibaldi Brasil – FGB.

A FETAC deseja que “os oito dias de evento sejam de muita diversão, troca de experiências, aprendizado e criação e que estas atividades sejam catalizadoras de novas formas de percepção e construção da realidade, proporcionadas pela educação, pela cultura e pela arte”.

O VII FESTAC / Mostra Semana do Teatro 2015 é, portanto, a grande dica cultural do ano. Imperdível.



Um comentário: